Cirurgia Oral

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. O campo de actuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo, entre outros os seguintes actos: exodontias (extracção de dentes inclusos ou presentes na arcada), cirurgia endodôntica/ Apicetomias (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico não é bem sucedido), cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia periodontal, biópsias, cirurgia ortontica (exposição de dentes inclusos para tracção).

Áreas de intervenção
Ortodontia
Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correcção das más posições dos dentes e maxilares. Técnicas inovadoras da ortodontia permitem corrigir estes problemas, obtendo uma melhoria estética e funcional da face e do sorriso.
Não existe limite de idade para visitar o Ortodontista, mas a primeira consulta deve ser feita o quanto antes, na infância e pré adolescência, altura em que se verificam os maiores picos de crescimento ósseo, onde os resultados pretendidos são mais facilmente atingíveis.

Dentisteria
Dentisteria

A Dentisteria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, associadas a cárie dentária, a alterações de forma ou cor, a traumatismos, etc… Dedicando-se esta esta especialidade à restauração desses dentes devolvendo-lhes a sua saúde e aparência original.

Implantologia
Implantologia

A Implantologia é a área da medicina dentária que se dedicada à reabilitação de dentes ausentes. Este tratamento consiste na colocação de implantes dentários no osso, funcionando como uma raiz com o objectivo de suportar os ‘novos dentes’ sejam eles coroas unitárias ou pontes fixas, próteses totais ou parciais.
A colocação de implantes vai permitir ao paciente uma solução fixa e fiável para o problema da falta de dentes, devolvendo-lhe a função, o conforto e a estética de um dente semelhante ao natural.

Implantologia
Endodontia
Endodontia

A Endodontia é o ramo da medicina dentária comummente designado por “Desvitalização”. Estuda a patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes dos dentes, bem como o seu diagnóstico e tratamento. A polpa dentária é o órgão que se encontra no interior do dente (canal radicular), chamada vulgarmente de “nervo do dente”.
A Endodontia pode também ser associada a manifestações tais como “Abcessos dentários” e “Infecções Dentárias”.

Odontopediatria
Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade que se dedica à saúde oral das crianças e adolescentes,  e  em pacientes tanto com boa saúde geral como em necessidades especiais.
As primeiras consultas de Odontopediatria têm uma componente preventiva (flúor e selantes) e terapêutica (tratamentos), são essenciais para preparar os pais e as crianças para bons hábitos de escovagem e de nutrição. Farão toda a diferença no desenvolvimento, ou não, da cárie dentária ou outros problemas da área de medicina dentária. Além disso, proporcionam um acompanhamento que vai garantir que as funções fonéticas, de oclusão (engrenagem dos dentes e maxilares) e de mastigação se consolidam de forma correta.

Peridontologia
Peridontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento periodontal (entre o dente e o osso).
A gengivite ou inflação das gengivas é a forma inicial de doença periodontal e é muito frequente. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma doença muito mais grave chamada periodontite (inflamação/infeção do osso). Esta infeção, provocada por bactérias, pode levar à destruição do osso e do ligamento que segura o dente nos maxilares e se não for tratada leva a que os dentes fiquem móveis e à sua perda espontânea.

Estética Dentária
Estética dentária

A Estética Oral é a especialidade da Medicina Dentária que possibilita o branqueamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas devolvendo a estética perdida e a função mastigatória normal.
O Branqueamento Dentário define-se como um clareamento da cor dos dentes mediante a aplicação de um agente químico que penetra através do esmalte e da dentina.O tratamento deve ser sempre supervisionado por um profissional que conheça os riscos do processo, para evitar danos irreversíveis e fragilidade desnecessária do esmalte dentário.

Estética Facial
Estética Facial

Realce os lábios, elimine rugas. Especialidade de medicina dentária que visa corrigir sinais de envelhecimento ou dispopoção a nivel facial, os materias de preenchimento incluem o ácido hialurónico e o PRF (Plasma Rico em Fibroma).
O Ácido Hialurónico proporciona uma maneira segura de realçar os seus lábios, dando o volume e forma que deseja realça os lábios para lábios mais cheios, carnudos e bem contornados, mantendo uma aparência natural, inclui também o preenchimento de rugas para uma imagem mais jovem e saudável.
O preenchimento com Ácido Hialurónico tem por finalidade preencher rugas, sulcos faciais, criar lábios mais cheios, e rejuvenescer a pele. O Ácido Hialurónico é um produto natural e não afecta a expressão ou movimentos faciais.

Reabilitação Oral
Reabilitação Oral

Reabilitação oral é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados pelo médico dentista nas diversas especialidades da medicina dentária e que tem como finalidade devolver ao paciente a saúde oral, função mastigatória e estética perdidas em casos onde a saúde oral do paciente já está num estágio chamado de colapso oral.
Existem diferentes tipos de reabilitação oral nomeadamente:
Prótese fixa – Coroas ou pontes que são peças dentárias criadas em laboratório – estes “novos dentes” – serão colocados sobre a raiz do dente ou aparafusados aos implantes, caso o mesmo se encontre saudável.
Prótese Removível – Prótese totais ou parciais  removíveis em acrílico ou cromocobalto (esqueléticas).

Medicina Preventiva
Medicina Dentária Preventiva

Área da Medicina Dentária que tem por objetivo a prevenção e diagnóstico precoce das doenças orais que podem afetar os tecidos moles e tecidos duros. São exemplos desta área de intervenção a realização de ortopantomografia, a colocação de selantes de fissuras e a aplicação de flúor.
Estão também incluídos procedimentos que visam a promoção da saúde oral, tais como motivação e instruções para uma correta higiene oral, realização de destartarizações e polimentos.